Terra
Descarregue suas energias na terra pedindo que ela receba as energias que não são suas juntamente com as suas que não servem mais. Peça que transforme essas energias em adubo para as novas plantas. A energia deve ser transmutada e receber uma direção, uma utilidade, para não ficar vagando no espaço. Esse ritual pode ser feito caminhando sobre a terra com os pés descalços, deitando-se sobre ela ou gramado, abraçando uma árvore, colocando as mãos diretamente na terra ou mesmo em um vaso de argila e terra.
Água
No banho, mentalize a água levando as energias que não são suas ou que não servem mais e que as transforme em benefício ao próximo. Sempre que interagir com os elementos, solicite que façam o que você quer. Sinta a leveza da água ao retirar de você o que não tem utilidade, seja no banho de chuveiro, no mar ou na cachoeira.
Ar
Acenda varetas de incenso no ambiente que deseje limpar ou harmonizar. Observe a dança da fumaça e aprecie a beleza desta dança de limpeza. Peça ao ar que leve para longe tudo o que não te serve e que transmute essa energia em ventos úteis para alguém. Peça que refresque o seu pensamento e abra os caminhos da sabedoria no seu lar ou no ambiente em que estiver.
Fogo
O fogo é o elemento que traz a transmutação de todas as energias. Ao acender uma vela ou sentar-se em frente a uma fogueira, podemos pedir ao fogo que transmute uma situação que esteja nos causando dor, sofrimento ou incômodo. Por exemplo, você pode pedir que uma situação que esteja lhe causando instabilidade, tensão, ansiedade, seja transformada em harmonia, amor, compreensão, paz etc.
Estes pequenos hábitos já fazem uma grande diferença no dia-a-dia de uma pessoa. Ao praticá-los, você está honrando as forças da natureza e cuidando de sua ecologia interna e externa.
Vera Fracaroli
Enviado por Vera Fracaroli em 07/05/2008
Alterado em 31/08/2008